Grade Curricular - Infantil

É BRINCANDO QUE SE APRENDE…

O curso de Educação Infantil da Escola Franciscana Santa Isabel prioriza a brincadeira como uma forma privilegiada de aprender, desenvolver habilidades sociais, linguísticas e competências nas diversas áreas do conhecimento, articulando saberes e vivências que são ampliados a partir da relação com o patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico.

O “brincar” é uma possibilidade para interação entre os “pares” necessária para a vivência de valores (amor, respeito, partilha) e construção da identidade e autonomia. Cada criança é acompanhada individualmente em seu processo de aprendizagem e necessidades específicas, assim “cuidado e educação” são processos indissociáveis.

PROPOSTA PEDAGÓGICA…

O autoconhecimento, o conhecimento do outro e do mundo são desenvolvidos a partir da psicologia sóciointeracionista alinhados a Concepção Franciscana de Educação que fundamentam os projetos Interdisciplinares e permitem através de diversas atividades lúdicas (histórias, jogos, artes, música, recreações e o “fazer artístico infantil”) a construção de conhecimentos e a formação de valores.

Nos projetos Interdisciplinares, os saberes e as vivências infantis são articulados ao patrimônio cultural, artístico e científico da sociedade e ampliados a partir da relação de convivência como o “outro” e mediação dos professores, que acompanham o desenvolvimento individual dos alunos nos diferentes espaços escolares.

ESPAÇOS DIFERENCIADOS

A proposta pedagógica se concretiza nos diferentes espaços escolares destinados aos “pequenos” que oferecem possibilidades de descobertas, interação e aprendizagens são eles: pátios, cozinha experimental, sala de artes, sala de jogos, parque, sala de aulas, sala de informática, casa ECO, horta, biblioteca, laboratório, capela, chácara Paz e Bem, teatro, sala de música

O PAPEL DAS FAMÍLIAS…

As famílias são consideradas parceiras imprescindíveis no processo de desenvolvimento da criança, acompanhando e participando do trabalho pedagógico desde o processo de inserção e adaptação da criança à escola. Durante todo o ano temos encontros, reuniões individuais trimestrais, conversas individuais com professoras, coordenadora e momentos de integração com a comunidade.

A INFÂNCIA…

O diferencial da escola é o “olhar singular” para esta fase da vida “a infância”, em que o ser humano está em pleno desenvolvimento e tem uma forma específica de aprender e se relacionar com o mundo e com o outro e por isso, precisa vivenciar situações saudáveis de socialização e brincadeiras, que nem sempre são oferecidas fora do espaço escolar.